terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Como atingir suas resoluções para o ano novo - Por Robert Wong

Iniciativa com Acabativa
Como atingir suas resoluções para o ano novo
Por Robert Wong

Meu amigo Stephen Kanitz costumava dizer que o brasileiro geralmente tem muita iniciativa, mas falta-lhe mais acabativa. Achei esse comentário interessante e pertinente, ainda mais quando todos nós estamos fazendo as nossas resoluções para o ano novo. As promessas são inúmeras e algumas até bem-intencionadas: dedicar mais tempo à família, entrar em forma, fazer aquele curso de pós-graduação, dar uma turbinada na carreira e por aí vai.

Por que muitas dessas iniciativas não têm sua correspondente acabativa? A meu ver, o problema é duplo, pois muitas das iniciativas não se concretizam e outras nem chegam a começar. Por que isso acontece? Por que tantas frustrações? A questão reside numa premissa básica, qual seja a questão da falta do autoconhecimento. Algumas dessas resoluções são tomadas no calor da emoção, no oportunismo do momento ou em reação a um estímulo ou idéia de outra pessoa e que adotamos como nosso. Para começar, é fundamental que uma lista de resoluções do ano novo contemple três ou no máximo cinco metas que estejam pautadas e alinhadas com a nossa própria missão de vida.

No caso das resoluções para o ano que inicia, sugiro uma estratégia que garanta êxito da empreitada, ou seja, que levará você à acabativa. Essa estratégia pode ser condensada em uma sigla simples que eu denominei de I.D.A.S.

I é para INTENÇÃO, a manifestação do desejo, intento ou vontade de realizar ou fazer algo. O
D corresponde à DECISÃO, a resolução e determinação em levar firmemente seu projeto ou objetivo à frente, com prazo determinado.
A é para a AÇÃO, o ato de realizar, fazer acontecer para transformar o seu sonho em realidade. E, finalmente, o
S significa SUSTENTAÇÃO, a manutenção do compromisso consigo mesmo, com persistência e força de vontade de prosseguir, apesar das dificuldades e eventuais fracassos no caminho.

Uma constatação importante provém do fato de que a intenção ou inspiração é uma fagulha que brota na alma. Já a Decisão de levar a idéia adiante, com um planejamento devido e análise dos recursos necessários, é um exercício da mente. Por sua vez, a Ação é tarefa essencialmente do corpo. E finalmente a Sustentação, que é o que mantém o projeto vivo até o sucesso final, é a combinação desses três elementos, ou seja, o alinhamento da trilogia Corpo-Mente-Alma. Quando essa sintonia ocorre, o Universo efetivamente conspira a seu favor.

Começando com uma intenção, tome uma Decisão firme de dar início à Ação correspondente e, por fim, Sustente-a até alcançar a meta almejada. Desta forma, você terá a Iniciativa com a Acabativa. Portanto, faça boas I.D.A.S. para ter bons RETORNOS!

Um ótimo 2009 para todos nós!

Robert Wong é CEO da Robert Wong Consultoria Executiva, empresa que atua nas áreas de headhunting, palestras, personal branding, coaching, counseling e mentoring.

0 comentários:

Postar um comentário