terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Cansado da profissão? Mude sua carreira sem deixar a TI


: Seção : IT Careers : Na estante
----------------------------------------
Cansado da profissão? Mude sua carreira sem deixar a TI
Fernanda Angelo

Nos Estados Unidos, com o crescimento do offshore outsourcing e a recessão da economia, muito profissionais de tecnologia começam a enxergar menos oportunidades de crescimento profissional no mercado de TI. No Brasil, pelo contrário, o mercado carece de mão-de-obra especializada e seria loucura deixar uma área em que oportunidades batem à porta quase diariamente. Isso não significa, porém, que os profissionais de TI não possam estar insatisfeitos com aquilo que fazem. E, por isso, interessados em mudar o rumo de suas carreiras.

A questão é que, na hora H, surge a sensação de estar jogando fora todo o investimento feito em suas profissões até aqui, bem como a experiência adquirida ao longo do tempo.

No livro "Debugging Your Information Technology Career" (algo como "Corrigindo a sua carreira em TI", na tradução para o português), a autora, Janice Weinberg, mostra que os profissionais de tecnologia podem explorar suas experiências para ingressar em muitos campos além da carreira tradicional de TI. E, ao mesmo tempo, reduzir ou eliminar de vez a sua vulnerabilidade ao offshoring.

A experiência como consultora profissional, bem como suas passagens por empresas como IBM e GE, nas quais atuou como programadora de sistemas e desenvolvedora de aplicativos, parece ter lhe dado a capacidade de identificar as 20 carreiras que descreve em seu livro, editado pela Elegant Fix Press (www.elegantfixpress.com) e ainda sem versão para o português. Apesar de muitas dessas carreiras não serem vistas exatamente como profissões relacionadas a tecnologia, o conhecimento e domínio da computação são qualificações essenciais para o êxito em cada uma delas.

Por exemplo, um analista de negócios ou desenvolvedor de software que tenha orientado uma equipe de vendas na definição de exigências tecnológicas pode se tornar um gerente de projetos globais de procurement capaz de suportar funções desse tipo. Ou então, o conhecimento de um arquiteto de software sobre as melhores práticas em design de sistemas pode ser um conhecimento valioso em um cargo de tomadas de decisões baseadas em tecnologia.

A maioria das carreiras descritas na obra dispensam formação além do diploma de bacharel em tecnologia da informação, sistemas de gestão de informações ou ciências da computação. Outros demandam algum tipo de certificação, mas que muitos dos leitores até já podem deter. Mesmo os recém-graduados em cursos relacionados a tecnologia perceberão, pela leitura do livro, que as oportunidades profissionais vão muito além daquelas tradicionalmente associadas à TI e ciências da computação.

Conforme a autora descreve cada carreira, os leitores conseguirão se imaginar no novo ambiente de trabalho ao ler a descrição hora a hora de um dia típico de trabalho naquele cargo. Eles também entenderão a dimensão que o offshoring já tomou, e quais serão as prováveis vulnerabilidades de cada campo.

Além disso, Janice dá dicas de técnicas de busca de emprego desenvolvidas para campos de trabalho específicos, incluindo orientações para identificar empregadores e determinar os aspectos mais relevantes a serem destacados em seus currículos e entrevistas.

Há no mercado hoje uma série de livros que dão conselhos para profissionais de TI. No caso do "Debugging Your Information Technology Career", a autora dá a esses profissionais um novo - e muito mais amplo - significado ao termo "profissão em tecnologia". Ela demonstra que o conhecimento do profissional de TI constitui bens preciosos em um mundo conduzido pela tecnologia.

--------------------------------------------------------------------------------

Copyright © 2007 Convergência Digital

0 comentários:

Postar um comentário