Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira
1) Quais as principais reclamações das pessoas no ambiente de trabalho? É a dificuldade em lidar com os colegas, a frustração com o trabalho...? Que mudanças de comportamento podem ajudar? As principais reclamações são cansaço, fadiga, stress, insatisfação com o trabalho ou função que desempenha, e a dificuldade de conciliar a atividade profissional com a familiar.
2) Fazer diversas tarefas (de pais, de trabalhadores, cuidados com o lar) pode ser cansativo. Como as pessoas podem equilibrar melhor tantas funções? Nas mulheres esta queixa é mais comum, pois além de ser boa profissional, tem que corresponder as expectativas de ser boa mãe e esposa. Uma das soluções é saber separar as atividades laborais das funções de casa. É importante aprender a dizer não, quando sabemos que não vamos cumprir com excelência ou vá atrapalhar ou prejudicar alguma outra área de nossa vida.
3) Como não levar os problemas pessoais para o trabalho e vice-versa? Neste ponto requer muito equilíbrio entre todas as áreas de sua vida e organização do tempo. Por exemplo, quando termina o trabalho seja às 18 ou 19hs, ao chegar em casa não devemos mais falar ou pensar no trabalho. Neste momento ela será mãe e esposa. E vice-versa quando chegar ao trabalho. Temos que encarar as atividades familiares como sendo um compromisso similar ao de trabalho, inclusive de anotar na agenda a hora de ajudar os filhos nas tarefas ou a hora de jantar com o esposo ou esposa.
4) O trabalho voluntário costuma ser indicado para pessoas que querem encontrar novos objetivos. Você concorda? O que dizer para as pessoas que não encontram tempo para isso? O trabalho voluntário é uma maneira de realização, que inclusive muitas pessoas não encontram em sua atividade laborais. Você aportará o seu talento ou dom sem esperar nada em troca, e este serviço será de coração e espontâneo. É muito importante e recomendável realizar um serviço voluntário em uma causa nobre que tenhas uma identificação. Inclusive, muitas empresas procuram os verdadeiros líderes nestas organizações, pois sabem que se as pessoas seguem o líder sem receber um salário é porque ele deve ter o talento de liderança.
5) Reprimir angústias geralmente traz até problemas de saúde, certo? Mas extravasar demais é o ideal? Qual o ponto de equilíbrio? Realmente, reprimir angústias e emoções pode gerar doenças psicossomáticas como comprovaram Freud e William Reich. O ponto de equilíbrio é você identificar o que te incomoda, seja no trabalho, na relação, na família, etc. Identificado este ponto, ou você aceita e relaxa, ou tenda mudar através de ações e conversar com a pessoa envolvida, ou simplesmente se afasta. Agora, caso precise conversar com alguém, evite fazer de cabeça quente, sempre é melhor deixar a "poeira baixar", para terem uma comunicação mais clara. Pois o importante é resolver a situação em harmonia, e não simplesmente ter a razão.
6) Novamente, estamos acostumados a ter múltiplasfunções, todas importantes (empregado, pai, chefe de família). E, claro, é importante combinar isso com atividades extras, como cursos, aulas de inglês, trabalho voluntário. Até que ponto é saudável se ocupar tanto? O mais importante é a pessoa identificar suas prioridades. Se algo é importante ou um sonho a serrealizado, vale a pena ir em frente, desde que a pessoa saiba organizar o seu tempo. Pois se a pessoa não sabe se organizar ou assume mais uma responsabilidade sem muito interesse, isto poderá se transformar em mais um motivo de stress, por não estar conseguindo realizar outra atividade. Nos seminários e palestras em que ministramos sempre colocamos a importância da pessoa equilibrar suas 4 áreas de vida: profissional e física, emocional e familiar, cultural e cursos, espiritual ou serviço voluntário. Pois ao descuidarmos de alguma área de nossa vida, poderemos gerar um desequilíbrio. Por exemplo: Se trabalharmos demasiadamente, como das 8 às 22 hs, estaremos nos descuidando da nossos filhos e companheira ( ou companheiro ). Assim, poderemos ter muito sucesso profissional, porém estaremos gerando uma insatisfação em nossa família. Em algum momento isto vai gerar uma crise familiar, que refletirá inclusive em nossa área profissional.
7) Reservar um tempo para o ócio ou para si também é recomendável? Com certeza isto é fundamental. Devemos equilibrar nosso trabalho, estudo, descanso e tempo livre, para rendermos mais em cada atividade. Inclusive, Domenico de Mais ( escritor do livro Ócio Criativo) aconselha as pessoas a trabalharem no máximo de 8 hs diárias, para terem tempo para seus hobbies e descanso, pois nestes momentos que aparecem as melhores idéias e soluções para nossos projetos.
8) Pedir ajuda é difícil para algumas pessoas. Qual a orientação que você dá? E para as pessoas que não conseguem dizer "não" e acabam sobrecarregadas com os problemas alheios? Como mencionamos anteriormente, é importante não assumir com algo que não iremos realizar com excelência. Daí vem a importância de dizer não. Antes de tomarmos qualquer decisão temos que perguntar a nós mesmos: " Isto está dentro de minhas prioridades?" e " Realmente isto será feito com gosto ou vai me gerar mais stress?" Cada pessoa deve ter consciência que é o responsável pela sua saúde e bem-estar. Para obter uma vida equilibrada é importante cultivar boas atitudes como:
- Definir suas prioridades( projeto de vida);
- Equilibrar as 4 áreas pessoais ( profissional e física, emocional e familiar, cultural e cursos, social e comunitária );
- ter uma alimentação natural com boa quantidade de fibras e pouca proteína animal,tomar de 2 a 4 litros de água ao dia, evitar o consumo de álcool, fumo, café, açucar branco;
- realizar a limpeza intestinal ( Colonterapia ) e realizar exercício físicos regulares; - Diminuir as atividades estressantes no dia a dia;
- pensar positivo, ler livros de auto-ajuda ( por ex:Manual para triunfadores );
- praticar atividades de relaxamento (meditação, yoga, Q-cong, Dança Samkya, etc);
- estar em contato com a natureza;
- participar de seminários e cursos de crescimento pessoal, entre outros.
Dra. Solange Menta e Dr. Tiago Almeida são médicos e atendem com a Colonterapia. Ambos são facilitadores do seminário "Manquelipe, da Organização internacional Condor Blanco. Ambos são palestrantes internacionais, ministrando conferências em vários países da América Latina. São os autores do livro: "Colonterapia, reeducação alimentar, desintoxicação e Rejuvenescimento"da editora Gran Sol.
Fonte: Mundo Verde
0 comentários:
Postar um comentário