Saiba o que faz, onde atua e qual o perfil dos profissionais que  trabalham com mídias sociais. 
Por Rômulo Martins
Thiego Novais passa o dia no Orkut, Twitter, Facebook. Este é seu trabalho.
Ele é estagiário de redes sociais. As empresas passaram a ficar de olho nas redes desde que perceberam o impacto da livre circulação de suas marcas na internet. Começaram a monitorar o que os usuários falavam a respeito delas. Surge assim o profissional de mídias sociais.
Atualmente, o trabalho deste profissional  vai além de desvendar o que pensa o seu cliente. “Elabora-se conteúdo, porque é  a partir dele que nos relacionamos com o público. Ao mesmo tempo, monitora-se o  posicionamento dos perfis corporativos na internet”, explica Vivian Vianna,  gerente de redes sociais da Media Factory.
Raio-X do profissional de mídias sociais
O que faz
Estuda o público, planeja e  desenvolve campanhas, elabora conteúdo, divulga produtos, serviços ou marcas,  gera relacionamento com o cliente por meio das redes. Monitora o que o público  diz a respeito da empresa, responde  dúvidas e críticas, mensura resultados (ranking dos perfis organizacionais na  internet).
Onde atua
Empresas públicas, privadas e  organizações não-governamentais de qualquer ramo. Em regime CLT ou como  prestadores de serviço (Pessoa Jurídica).
Plataformas de relacionamento
O profissional da área elabora conteúdo  para o Orkut, Twitter, Facebook, Youtube, Linkedin, Flickr etc. Normalmente, as  empresas geram relacionamento nas redes  mais populares. A definição da mídia depende do perfil organizacional e do  cliente.
Formação
Grosso modo, quem trabalha com  mídia social é formado em Comunicação ou áreas afins - Marketing, Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas. Contudo,  profissionais de diversas áreas podem atuar na função. Não há graduação em  redes sociais, mas algumas universidades vêm realizando cursos de  especialização na área.
Competências
Domínio da comunicação escrita. Bom  relacionamento interpessoal: o engajamento e a transparência nas relações são  fundamentais. Proatividade. Visão estratégica. Conhecimento nas áreas de  comunicação e marketing; em tecnologias específicas, internet e suas  ferramentas. O profissional de redes sociais deve ficar de olho nas tendências.  Seu perfil pessoal na internet é seu portfólio.
Salário inicial
R$ 1,5 mil.
Fontes: André Telles, CEO  (executivo-chefe) da Mentes Digitais, autor de “A revolução das mídias sociais”  (M.Books, 2010); Vivian Vianna, gerente de redes sociais da Media Factory.
| Gostou deste post? Então, não se esqueça de comentar no link abaixo e assinar nosso RSS Feed ou então se preferir, cadastre-se para receber gratuitamente as postagens por email. | 


 
0 comentários:
Postar um comentário