ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 1 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 2 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 3 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 4 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

ESTE É O PADRÃO APRESENTADO SLIDE 5 TÍTULO

Vá para o Blogger Editar HTML e encontrar este texto e substituir pela sua descrição do post em destaque...

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Livro que recomendo: Você É Do Tamanho dos Seus Sonhos



Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira


Sinopse:

Todos nós sonhamos em ter sucesso na profissão, encontrar um amor, garantir um futuro melhor para os filhos, viver bem financeiramente, viajar, engajar-nos em uma causa social, ter saúde e amigos. Mas, em geral, nos entregamos à rotina e nos rendemos aos obstáculos. Este livro ajuda o leitor a resgatar a capacidade de sonhar e empreender mudanças objetivas para realizar seus projetos. César Souza apresenta um passo-a-passo para tirar os sonhos da cabeça e torná-los realidade; além de 50 exemplos de realizadores de sonhos brasileiros, desde empresários e celebridades até uma barraqueira da praia e um taxista. A primeira versão do livro vendeu mais de 150 mil exemplares. Esta nova edição é atualizada para os novos tempos e conta com capítulos e dados inéditos.

Autor: Souza,César

Filme que recomendo: Coach Carter - Treino para a Vida

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira


sinopse:
Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

titulo original: (Coach Carter)
lançamento: 2005 (Alemanha) (EUA)
direção: Thomas Carter
atores: Samuel L. Jackson , Rob Brown , Robert Ri'chard , Rick Gonzalez , Nana Gbewonyo

duração: 136 min
gênero: Drama



DVDs - Submarino.com.br

domingo, 22 de novembro de 2009

Artigo: Jogando Xadrez

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

Jogando Xadrez
*por Tom Coelho

“O sucesso na vida não depende de receber boas cartas,
mas de jogar bem com cartas ruins.”
(Warren G. Lester)

Eu contava cerca de sete anos de idade, quando fui apresentado ao jogo de xadrez por um primo mais velho. Numa infância pobre, utilizávamos um tabuleiro de jogo de damas e adaptávamos as peças a partir de componentes de outro jogo de tabuleiro, War. Assim, os dados viravam torres; os aviões, cavalos; os exércitos, peões.

Já adulto, coloquei-me a refletir sobre os benefícios daquela experiência lúdica. Esporte, para quem enxerga a dedicação e o desempenho inerentes à prática; jogo, para quem atribui o resultado da partida à sorte ou ao azar; arte, diante da criatividade e estilo empregados. O fato é que o xadrez é certamente responsável por aspectos de minha personalidade e conduta profissional.

O jogo tem um objetivo muito bem definido: o “xeque-mate”. Isso nos remete à questão de se estabelecer metas – e buscar cumpri-las. Para tanto, são necessários planejamento e estratégias definidas. E, para traçá-las, criatividade e imaginação.

Uma partida exige concentração, o que nos proporciona desenvolvimento do autocontrole. E sua duração tem um tempo-limite determinado. Assim, hierarquizar tarefas e gerenciar o tempo mostram-se imprescindíveis.

Mas o melhor do xadrez está no exercício de pensar os lances seguintes. Os seus, e os do adversário. Grandes enxadristas conseguem vislumbrar, a cada nova rodada, toda uma partida. Isso demanda um raciocínio lógico e espacial abrangentes. É o estímulo para o desenvolvimento da intuição e da capacidade de antecipação, além do hábito de visualizar o futuro. E o esforço por elevar a performance a cada lance lembra-nos a idéia do aperfeiçoamento contínuo, ou kaizen.

Não existe o jogo de duplas. Sob esta ótica, o xadrez é um exemplo perfeito da solidão do poder. A autonomia para movimentar uma ou outra peça é exclusividade do jogador. A decisão é sua. E o resultado, vitória ou derrota, é conseqüência direta das opções feitas. Esta é a hora de se administrar as emoções. Curtir o entusiasmo decorrente do sucesso, sentindo-se realizado; o prazer pela conquista, o sabor da superação. Ou tolerar o fracasso, aprendendo pacientemente com o mesmo, adotando uma postura resiliente.

Por fim, até mesmo ética se aprende através do xadrez. Do respeito ao adversário, cumprimentando-o no início e término da partida, mantendo-se em silêncio enquanto aguarda sua jogada, sem jamais trapacear mediante alteração das posições das peças num momento de distração do oponente, até o cumprimento da regra “peça-tocada é peça-jogada”, uma simbologia perfeita para denotar que podemos muitas vezes utilizar Ctrl-C + Ctrl-V, em nossas atitudes, mas o Ctrl-Z não é admitido...

O Profissional Empreendedor deve aprender a ser um enxadrista. Porque nossa vida é um grande jogo de xadrez. Estamos todos no mesmo tabuleiro e recebemos as mesmas peças. É certo que alguns são ligeiramente favorecidos pelo destino, ficando com peças brancas e iniciando o jogo. Mas, não raro, falta-lhes sabedoria para lidar com esta vantagem comparativa.

Estabelecer metas, planejar, traçar estratégias, administrar o tempo, tomar decisões, ser criativo e imaginativo, compor cenários, exigir qualidade, controlar emoções, respeitar ao próximo. Estas não são apenas regras para se vencer um jogo de xadrez. Não são apenas regras para se conquistar o jogo do mundo corporativo. São regras para se alcançar com êxito a própria felicidade no jogo da vida.

Tom Coelho é professor universitário, palestrante e escritor com artigos publicados por mais de 400 veículos da mídia em 14 países. É autor de “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional”, pela Editora Saraiva, e coautor de outros quatro livros.
Contatos através do e-mail tomcoelho@tomcoelho.com.br.

Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.tomcoelho.com.br e comunicada sua utilização através do e-mail talento@tomcoelho.com.br

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Filmes sobre a vida estudantil

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

Uma seleção de filmes sobre a vida dos estudantes, desde a época do colégio, em intercâmbios, na universidade e até nas festas de faculdade

Por Camila Fink
Fonte: Ikwa (http://www.ikwa.com.br/news_channel/show/302)


10. “Sociedade dos Poetas Mortos”
Peter Weir, 1989
No final dos anos 50, John Keating (Robin Williams), ex-aluno da Welton Academy, é contratado para ser o novo professor de literatura da instituição. Seu objetivo é inspirar seus alunos a desenvolver suas habilidades e a capacidade crítica. De tão clássico, já ganhou até uma versão que se passa em um internato de meninas. Dramático do começo ao fim, é considerado um dos filmes mais poéticos do gênero e faz muita gente chorar. Vai um lencinho, aí?

9. “Curtindo a Vida Adoidado”
John Hughes, 1986
Quem nunca teve vontade de tirar o dia de folga, na época do colégio, na faculdade ou no dia a dia de trabalho? John Hughes, um dos gênios dos filmes adolescentes dos anos 80, diretor de “Clube dos Cinco” (1985), imortalizou esse desejo no personagem Ferris Bueller (Matthew Broderick). Apesar de ser bem característico dos anos oitenta e da história ser absolutamente inverossímil, o filme é divertidíssimo e conquista público até hoje.

8. "Patch Adams- O Amor é Contagioso"
Tom Shadyac, 1999
Não são apenas os jovens que entram na faculdade. Um dos mais famosos estudantes quarentões da ficção é Patch Adams (Robin Williams), que se interna em um sanatório para se recuperar de uma depressão e lá descobre seu interesse em ajudar os outros. A história é baseada na biografia de Hunter Adams, que inspirou de grupos de médicos-palhaços como o Doutores da Alegria. Trata-se de uma comédia dramática dessas de fazer uma enxurrada de lágrimas.

7. “Apenas o Fim”
Matheus Souza, 2009
Este é um dos raros exemplares dos longas-metragens nacionais que abordam a temática estudantil. Apesar de não discutir o dia a dia universitário, o enredo fala de aflições dos estudantes e de jovens profissionais que não sabem o que esperar do futuro. Além disso, a história se passa dentro da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o filme foi dirigido por um aluno de cinema da instituição.

6. “Procura-se um Morto”
Alan Cohn, 1998
Dois colegas de quarto curtem a vida universitária nas baladas do campus e o resultado negativo logo chega com as baixas notas do boletim. Para salvar o pescoço e não bombarem, eles descobrem uma maneira bastante surreal de não serem expulsos e ainda por cima ganharem as notas máximas.

5. “Legalmente Loira”
Robert Luketic, 2001
Para provar toda a sua capacidade, Elle Woods (Reese Whiterspoon) resolve estudar para passar no curso de direito de Harvard. Na faculdade, Elle quebra o estereótipo da loira fútil, leva um pouco de moda para os sérios estudantes do campus e apresenta aos espectadores o dia a dia de um estudante de direito na universidade e em ação no tribunal.

4. “Quebrando a Banca”
Robert Luketic, 2008
O filme é inspirado na história real de um grupo de alunos da instituição liderado por Jeff Ma do MIT que vai para Las Vegas aos finais de semana fazer fortuna nos cassinos com truques matemáticos. O esquema era usar conhecimentos estatísticos para contar cartas e, com a ajuda de um sistemas de sinais, vencer todas as rodadas do
21, também conhecido como blackjack.

3. “Gênio Indomável”
Gus Van Sant, 1997
A universidade é muito mais um pano de fundo dessa história de amizade entre o psiquiatra Sean McGuire (Robin Williams) e Will Hunting. Interessante observar que nem sempre as mentes mais brilhantes estão nos bancos universitários e que a genialidade não é sinônimo de sucesso profissional.

2. “Eleição”
Alexander Payne, 1999
O filme é uma dobradinha de atores que já apareceram nessa lista. O filme pode parecer mais uma comédia adolescente americana, mas vai além disso. Fala sobre embates de poder, faz críticas ao chamado “american way of life” e ilustra um pouco da vida política estudantil nos EUA.

1. “Albergue Espanhol"
Cédric Klapish, 2002
Xavier (Romain Duris), estudante parisiense, está no último ano do curso de economia quando decide fazer um intercâmbio em uma faculdade de Barcelona para aprender a falar espanhol e conseguir um emprego. Lá, Xavier encontrar uma república onde vai morar com estudantes de diferentes nacionalidades. Apesar de alguns clichês, trata-se de um dos melhores filmes sobre a vida estudantil em república, retrata um intercâmbio e o amadurecimento dos jovens.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nova lei reestrutura a contratação de estagiários

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

Angelica Kernchen



Em setembro de 2008 passou a vigorar a nova lei para estágios e, desde então, todas as empresas devem aplicá-la na admissão de novos estagiários. O Dr. Fernando Cordeiro da Luz, coordenador da área de Contencioso da Franco Montoro e Peixoto Advogados Associados, diz que a nova lei regulamenta detalhadamente o tema e traz uma previsão bem definida dos direitos e obrigações das três partes envolvidas (estagiário, empresa e instituição de ensino), além da definição de prazo para o estágio, quantidade de estagiários por empresa e previsão de penalidade para o caso de descumprimento de cláusulas contratuais.


Márcia Teodoro, assessora jurídica da Universidade Cidade de São Paulo e especialista em gestão educacional e direito empresarial, chama a atenção para o que considera uma das principais mudanças estabelecidas por essa nova lei: o direito a férias remuneradas. “Os estagiários não tinham esse direito, mas agora os empregadores terão que garantir que elas aconteçam preferencialmente quando o aluno estiver em recesso escolar. Estagiários que não completarem um ano na vaga passam a ter direito a férias proporcionais (e a remuneração idem)”, explica.


Contudo, é preciso ressaltar que mesmo com a conquista desses benefícios, a atividade de estagiário não constitui vínculo empregatício, o que já era tratado pela legislação anterior. “O que acontece é que a nova lei criou uma possibilidade do vínculo ser exigido para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária caso haja descumprimento pela empresa das novas regras”, alerta Márcia.


Porém, todas essas alterações colocaram em debate outra questão: as novas mudanças farão com que as empresas reduzam suas vagas de estágio?


Especialistas garantem que não: “a regulamentação só traz segurança jurídica; isso fará com que um número maior de empresas abra vagas de estágio, permitindo ao estudante ingressar mais cedo no mercado de trabalho”, diz Dr. Fernando. “Muitos de nossos colaboradores efetivos iniciaram na empresa como estagiários, isso faz com que o programa de estágios ganhe credibilidade, pois incentivamos a formação e a preparação do estudante para adquirir experiência até se tornar um profissional qualificado para assumir novos espaços na empresa”, declara Aline Antonel de Castro, coordenadora de Gestão de Pessoas da Cosmotec, empresa que utiliza serviços da Catho Online para divulgar suas vagas de estágio.


E se ainda existem dúvidas sobre redução de vagas de estágios por conta da nova lei, Aline atesta: “Apostamos em novos profissionais, procuramos o famoso brilho nos olhos na hora da contratação, qualidade geralmente encontrada no perfil de estagiário. Atualmente contamos com 6 estagiários, o que representa 6,20% do nosso quadro de colaboradores. Com a empresa em expansão, estamos estudando a abertura de novas vagas”.


De acordo com Aline, existem algumas características que devem ser levadas em conta para aumentar as chances de contratação ao concorrer a uma vaga. Essas características remetem ao perfil de profissional requerido pelas empresas no mercado de trabalho atual. “O novo profissional deve estar atento a mudanças e preparado para encará-las. Hoje em dia, não basta ser técnico nem rechear o currículo com diplomas e cursos. A parte comportamental conta muito, e acredito que qualidades como a autoestima, boa comunicação, equilíbrio, maturidade, entusiasmo e muito bom humor para enfrentar as pressões diárias formam o diferencial do bom profissional”, explica Aline, que comenta ainda que questões como atitude e busca por seu diferencial influenciam muito na hora de contratar um estagiário.


Mais que isso, a vontade de conseguir a vaga conta muito. “Interesse. Normalmente, as empresas não exigem que o estudante que se candidata ao estágio tenha experiência, pois elas até mesmo preferem formar o profissional, preparando-o para uma possível efetivação no futuro. É necessário que o candidato mostre-se proativo e tenha condições de se integrar bem ao trabalho em equipe. Boa formação escolar, conhecimentos de informática e língua estrangeira podem ser um diferencial no momento da seleção”, instrui Dr. Fernando.


Apesar de ser um grande desafio conciliar estágio e estudo, um conselho dos especialistas a todos os estudantes é para que saibam administrar seu tempo. Apesar do estágio ser trabalho e fonte de renda, seu foco continua sendo complementar a formação acadêmica. “Vontade e determinação para conseguir conciliar estudo e trabalho é muito importante, mas também é uma questão de costume. O importante é não submeter o corpo e mente ao estresse excessivo. Tentar relaxar aos finais de semana é uma boa dica”, finaliza Aline.



Oportunidades de estágio

Hoje existem na Catho Online mais de 9.600 vagas de estágio disponíveis.



Fonte: Empregos Catho Online

domingo, 1 de novembro de 2009

Lição de Vida: Élson Júnior aproveita pausa do almoço para tocar piano

Assine o conteúdo do Blog Sua Carreira

Fonte: O Portal de Notícias da Globo
01/11/09 - 20h59 - Atualizado em 01/11/09 - 20h59

Gari pianista faz dueto com neto de Jobim

Élson Júnior aproveita pausa do almoço para tocar piano.
Gari também dá aulas de música.

Do G1, no Rio, com informações do Fantástico

Um gari vem chamando a atenção de todos por causa de seu talento musical: todos os dias ele vai tocar piano na subprefeitura do Centro do Rio. E Élson Júnior, de 26 anos, ganhou um presente: um dueto com o neto do ídolo Tom Jobim, Daniel Jobim.

A história dele é surpreendente: Élson é um gari como tantos, mas tem um talento como nenhum outro. Ele mora em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Todos os dias ele acorda às 4h para chegar às 8h na prefeitura do Rio de Janeiro.

“Aqui a gente faz uma quantidade grande de rua. Na Comlurb, a gente tem setores que a gente trabalha: tem o Saara, a Rua Uruguaiana, Rio Branco, no total de três a quatro ruas por dia totalizam um setor, esse é o nosso trabalho”, explicou Élson. “Antigamente o gari era o famoso lixeiro e algumas pessoas ainda têm esse pensamento de ver o gari como lixeiro”.

“Só quem trabalha nessa profissão para saber como é difícil às vezes ser ignorado pela sociedade, mas eu admiro muito”, se orgulhou a esposa de Élson, Ana Lúcia Silva.

“Ele nunca se deixou abater pelas dificuldades, pelas adversidades, até porque a nossa família nunca teve condições de proporcionar aquilo que ele queria”, disse o pai do gari, Élson Ferreira da Silva

Emocionada, a mãe Sandra Regina Silva também se diz orgulhosa do filho.

No trabalho, a parada ao meio-dia é sagrada. “Esse é o momento que a gente para pra poder almoçar e não pode demorar muito. A gente come rapidinho, porque daqui a gente já está indo ali para o lugar onde a gente faz aquele som todos os dias”, revelou.

Élson Júnior corre, porque ele tem hora marcada na subprefeitura.

“Eu vim aqui e o piano não estava sendo utilizado atualmente. Aí eu vim fazer uma limpeza no local, aí cheguei aqui e vi o piano, pedi para o superior encarregado para fazer um som, na hora ele meio que relutou, mas depois eu vim aqui falei com a moça da Guarda Municipal. Ela disse 'pode tocar'. Mas senti que ela ficou meio assim, 'um gari tocando piano'”.

Dueto com Daniel Jobim

O ídolo do gari é Tom Jobim. E para surpresa de Élson, o neto de Tom, Daniel Jobim, que também é músico foi convidado para um dueto. “Não sei nem o que falar, eu estou meio em êxtase”, disse.

Aulas de música

O talento do gari é usado para ensinar. “Eu dou aula de violão e de teclado para a galera. Se eu puder facilitar o caminho de alguém, eu vou facilitar. Eu me considero mais um incentivador do que um professor”.

Élson também ensinou muita gente a ler e escrever. “Essa semana eu tive o privilégio, através do ensino que ele me deu, de assinar o papel das minhas férias, meu 13º, assinar tudo isso”, contou uma das alunas de Élson.

Em casa, Élson tem apenas um violão. Os outros instrumentos que ele toca são emprestados. Mas ele acredita na realização de um sonho: “Eu acho que a cozinha não é o lugar adequado pra um piano, mas como ele não passa nessa porta. A não ser que a gente desmonte o piano. Não sei, podia tirar até a geladeira, o fogão, contanto que eu tivesse como fazer o meu som, podia ficar no lugar da geladeira e do fogão. O homem, se ele não sonha, ele não vive, ele é morto. O homem tem que sonhar”,

E Élson Júnior se despede com uma homenagem a um grande amor: uma música para sua mulher.