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Perguntas que levam ao desenvolvimento
Uma matéria retirada da revista HSM Management (HSM Management Update nº 64 - Fevereiro 2009 – “As perguntas que valem a pena”) explica como é possível, por meio de perguntas, estimular o desenvolvimento de seus colaboradores.
São perguntas que, segundo Judith Ross, colaboradora da Harvard Management Update, “geram clareza e concordância em relação aos assuntos em pauta”.
Segundo a matéria é preciso criar a cultura de fazer perguntas na empresa, mas somente as que façam refletir. Veja, abaixo, um rol de perguntas negativas e outro de perguntas positivas, destacados pela HSM:
Perguntas negativas
• Por que você está fora do cronograma?
• Qual é o problema com este projeto?
• Quem não está acompanhando o ritmo de trabalho?
• Você não sabe fazer melhor do que isso?
Questões que buscam respostas específicas são igualmente indesejáveis uma vez que pressionam pela concordância da pessoa indagada e inibem uma discussão franca e efetivamente proveitosa:
• Você queria fazer tudo sozinho, não queria?
• Você não concorda que o problema aqui é o John?
Questões fechadas até podem ser úteis para iniciar e terminar uma conversa. Mas uma sequência delas é perigosamente próxima de um interrogatório e pode intimidar o interlocutor com facilidade:
• É uma boa hora para falarmos disso?
• A que horas é a reunião?
• Quantas pessoas comparecerão?
• Quem mais estará lá?
• Quando o relatório estará pronto?
Perguntas positivas...
1. ... criam clareza: “Você pode explicar melhor essa situação?”
2. ... constroem melhores relações de trabalho: em vez de “Você atingiu a meta de vendas?” pergunte “Como estão indo as vendas?”
3. ... ajudam as pessoas a pensar analítica e criticamente: “Quais são as consequências de seguirmos por esse caminho?”
4. ... inspiram a reflexão e fazem as pessoas enxergarem as coisas com frescor e de maneira imprevisível: “Por que isso funcionou?”
5. ... encorajam o pensamento que rompe com os padrões: “Isso pode ser feito de outra maneira?”
6. ... desafiam pressupostos: “O que você acha que tem a perder se começar a dividir com alguém a responsabilidade pelo processo de implementação?”
7. ... criam um sentimento de propriedade sobre as soluções: “Com base na sua experiência, o que você acha que devemos fazer nesse caso?”
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Perguntas podem ajudar a sua empresa a dar início a uma nova cultura de desenvolvimento de seus colaboradores, mas a Caliper sabe exatamente quais técnicas e ações têm o poder de desenvolvê-los efetivamente. Entre em contato:
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