segunda-feira, 12 de maio de 2008

ENDOMARKETING: APROXIMANDO EMPRESAS E COLABORADORES

ENDOMARKETING: APROXIMANDO EMPRESAS E COLABORADORES
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Naísa Modesto

Grandes somas são investidas em publicidade, treinamento de funcionários, tecnologia e, ainda assim, os resultados não são alcançados. Mas por quê?

Apesar de a valorização do fator humano constar no discurso da maior parte das empresas, nem sempre é isso que acontece na prática. Desenvolver ações que mantenham o colaborador informado e alinhado às práticas da organização não contribui apenas para os índices de produtividade, mas também para a manutenção de um clima positivo e de confiança no ambiente de trabalho. Tudo isso pode ser alcançado com um plano eficiente de Endomarketing.

Flávio Tófani, consultor nas áreas de Comunicação, simplifica a idéia: "Endomarketing vai além da Comunicação Interna. É a possibilidade de promover a gestão da empresa com foco nas pessoas, buscando criar um melhor ambiente de trabalho, através de diversas frentes, como a difusão planejada e eficaz da informação, a valorização do indivíduo, o investimento no profissional, entre outras práticas."

Com um ambiente propício e o fortalecimento da parceria entre empresa e funcionário, acontece o desenvolvimento mútuo: da empresa, como instituição, e da pessoa, como indivíduo e profissional.

Segundo Tófani, as ações do gênero devem ser planejadas com antecedência e trabalhadas como composto Endomarketing-mix, constituído por: produto (empresa), preço (investimentos no funcionário), praça (líderes) e promoção (Comunicação Interna). Para tanto, é essencial conhecer a fundo o cliente interno, adaptar as práticas às necessidades de cada departamento, ouvir o que o colaborador tem a dizer e promover avaliações contínuas – tanto do profissional quanto dos métodos.

Luís Carlos Silva, coordenador do site Endomarketing.com, resume o objetivo das ações: "Envolver os empregados e engajá-los nas ações empreendidas no âmbito interno, principalmente as que visam implementar ou ampliar novos produtos ou serviços."

A principal ferramenta deste processo acaba sendo a Comunicação Interna, até mesmo pela visibilidade que tem dentro da empresa, mas ela não é a única. "Nada supera o discurso da cúpula na formatação dos argumentos de venda das idéias e objetivos aos empregados. Essa, eu diria, é a ferramenta-matriz do Endomarketing", diz Silva.


O BÊ A BÁ DO ENDOMARKETING

Alexandre Carvalho, consultor de Comunicação e Marketing, dá dicas sobre como desenvolver as ações dentro da sua organização.

Carvalho ressalta que é importante levar em conta as exigências dos funcionários na hora da implantação do plano: "Faça uma pesquisa que aponte o que o funcionário gostaria que a empresa fizesse para ele. Fazendo isso ou conversando com cada funcionário, você terá informações sobre excelentes atividades que você pode desenvolver. Acredite: muitas vezes, as ações que eles querem são simples. Saiba ouvir para ter um grande retorno."


NÃO CAIA NESSA!

Promover a Comunicação Interna como grande heroína do Endomarketing não é a saída. As ações desta área estão ligadas a uma série de atividades, que podem surtir efeito em curto, médio ou longo prazo.

Feita a previsão desse período de conquista dos objetivos, é preciso medir o resultado e o alcance das ações, fazendo a relação entre as duas coisas."Assim como no Marketing, o Endomarketing deve ter um link claro e direto com resultados. Isso é básico para se construir uma estratégia vitoriosa", diz Silva.

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